Algumas normas de segurança do trabalho foram atualizadas em 2022, objetivando desburocratizá-las e harmonizá-las.
A NR 17, conhecida como a norma da ergonomia, foi uma das que sofreu grande atualização. Agora, existem duas fases de avaliação: a primeira é a Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) e a outra a já conhecida Análise Ergonômica do Trabalho (AET).
Se antes todas as avaliações do local de trabalho eram feitas com a AET, agora, privilegia-se a Avaliação Ergonômica Preliminar, obrigatória a todas as empresas. Já a Análise Ergonômica do Trabalho, mais completa, restringe-se a certas hipóteses previstas na norma.
Essa nova etapa tem o objetivo de simplificar e facilitar as adaptações necessárias para garantir condições de trabalho que não comprometam a saúde e segurança do trabalhador.
A AEP visa apontar a real necessidade da AET; Esclarecer as demandas de AET eliminando documentos sem valor e mantendo análises somente quando necessárias; Garantir o cumprimento à NR 17; Permitir à empresa atender a legislação, além de evitar processos trabalhistas; Assegurar um ambiente de trabalho adequado garantindo mais conforto, segurança e saúde aos colaboradores.
I - Ergos - Ergonomia e Fisioterapia - 2023 - Todos os direitos reservados
Preencha os dados abaixo e receba uma proposta em seu e-mail.